Notícias


Duas perguntas que ajudam na contratação do funcionário ideal para a vaga

CEO de empresa dá dicas e lembra: mais do que empregar, é preciso dar ferramentas para desenvolvimento de potencial

Você pode ter ideias e fontes certas para começar um negócio, mas se você não souber contratar os funcionários ideais, pode arruinar todas as conquistas anteriores. Do ponto de vista gerencial, nada é mais importante, e você precisa pensar além de simplesmente encontrar os candidatos mais qualificados para o trabalho. As informações são do site "Fortune".

O CEO da Thalmic Labs Stephen Lake conta que, mais do que contratar, é necessário oferecer as ferramentas de que os empregados necessitam para florescer. Dessa maneira, além de conduzir a empresa ao sucesso, os funcionários vão ser retidos ao longo do tempo.

“As pessoas erradas nem sempre são aqueles com ‘negatividade tóxica’ ou que faltam com respeito pelo seu trabalho. Mais frequentemente, o mau empregado é aquele que não se exige o suficiente, que não se esforça para satisfazer as expectativas definidas. O efeito que isso tem sobre o resto de sua equipe é gradual e ardilosa”, pontua o empresário.

Para evitar contratar um mau funcionário, Stephen Lake dá a dica de duas perguntas básicas e definitivas, que somente os melhores candidatos vão te trazer a resposta:

1- Será que ele tem um histórico comprovado de superação de metas?

2- Será que planeja exceder minhas expectativas ao se juntar à equipe?

Faça variações dessas questões durante a entrevista. Tente descobrir se os candidatos possuem casos de superação de metas no passado, dê cenários desafiadores para que possam encontrar saídas criativas, confie no histórico do candidato - isso dá melhor garantia de méritos futuros. Afinal, contratar alguém realmente eficiente significa permitir liberdade e dar ferramentas para que novas ideias – com as quais você nunca nem sonhou – venham à tona e levem a empresa a desenvolver todo seu potencial.

Agora, se você cometeu um erro e contratou alguém que não excedeu suas expectativas, tente aprender com isso e saiba como evitá-los no futuro.

voltar