Notícias


Porque realizar uma pesquisa de Clima Organizacional

Antes de uma pesquisa ser estruturada, é possível identificar fatores que indicam o adoecimento do clima organizacional

Diversos fatores influenciam na construção de um bom clima interno. Remuneração e ampliação do pacote de benefícios, relação com os colegas e com os líderes da organização, satisfação pessoal e com as funções desempenhadas, qualidade de vida e expectativa de crescimento profissional são alguns dos itens.

Segundo levantamento da BI International, 73% dos entrevistados revelaram já ter sofrido com algum tipo de comportamento inadequado por parte do chefe ou de colegas, sendo este um dos constantes problemas verificados nas pesquisas de clima. Sentimentos de identidade, cooperação, coletividade, relacionamento e padrão de organização também compõem um clima organizacional positivo.

Antes de uma pesquisa ser estruturada, é possível identificar fatores que indicam o adoecimento do clima organizacional, fofoca, baixa produtividade, aumento de conflitos, sabotagens, reclamações contínuas, doenças, absenteísmo, descuido com o material de trabalho e com as áreas comuns, restaurante, banheiros, vestiários, são claros indicadores de um clima organizacional ruim.

Tanto a empresa quanto o colaborador são responsáveis pelo clima de uma organização. A companhia deve ter uma política estruturada e objetiva, na qual conste todas as regras de funcionamento e condutas esperadas dos funcionários, repassando para o colaborador, logo momento da contratação, quais as possibilidades decrescimento e de aumento salarial, por exemplo.

Outro aspecto que a empresa deve priorizar é um relacionamento transparente e ético. O ideal é que a empresa desenvolva um planejamento com objetivos comuns, incentivos aos funcionários como: planos de educação continuada, orientação para a carreira ou outra forma de gestão e desenvolvimento das suas competências.

Esse tipo de posicionamento certamente passará confiança e estabilidade para o funcionário contribuir para o bom clima e o desenvolvimento no seu trabalho.

Além de influenciar na retenção de talentos, a manutenção e a administração do clima organizacional são essenciais para o sucesso da equipe e da organização.

O clima ruim destrói a autoestima da instituição, diminui os resultados positivos.

A identificação de pontos de ineficiências, somada à identificação de barreiras de desempenho, faz com que uma organização ganhe diferentes perspectivas na solução de seus problemas e principalmente na melhora de seus resultados.

Mas não é porque sua empresa é pequena, com poucos colaboradores, que você não deva agir como um grande empresário. Nós da Proefi, podemos a ajuda-lo a entender melhor como esta o Clima Organizacional na sua empresa, e também ajudar na montagem de um bom questionário, na interpretação correta dos resultados bem como na implantação dos planos de ações, para solução dos problemas encontrados.

voltar