Notícias


Empreender. Dicas de como se reinventar

Como se reinventar diante da crise? A resposta diante dessa pergunta vem por meio do investimento no ponto de venda. É o que Roque Albuquerque, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), acredita.

Como se reinventar diante da crise? A resposta diante dessa pergunta vem por meio do investimento no ponto de venda. É o que Roque Albuquerque, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), acredita.

“Não pode desanimar. Tem que ser sempre otimista. E se retardar a abertura de uma nova filial ou a ampliação, que ele pelo menos faça uma mudança no seu ponto de venda, dê uma cara nova”. Como exemplo de atitude bem sucedida, mesmo em época de crise, ele cita a campanha Fortaleza Liquida, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza.

“A gente está numa crise extremamente grave. Um dos vetores desse problema é o político. Mas o dia a dia está aí, acontece de qualquer maneira. A gente tem que estar preocupado com a solução do problema macroeconômico, mas tem que fazer o dever de casa”, diz.

Segundo Ana Paula Tozzi, CEO da GS&AGR Consultores, empresa especializada em varejo, quem é pequeno e médio empreendedor tem vantagem competitiva maior para realizar mudanças. Mas frisa que fidelidade do cliente vem de serviço e produto exemplares. “Ele tem que focar na experiência do consumidor. Quanto melhor a experiência, melhor o resultado. Sem, claro, descuidar do custo”. Para isso, o empresário tem que conhecer quem é o seu cliente.

E, para quem tem uma renda, é possível aproveitar o momento de crise para comprar ou alugar espaços comerciais. “Agora tem pontos com preços muito bons. É uma oportunidade de investir”, alerta Ana Paula. Mas, apesar de espaço para crescimento, ela diz que não vale se arriscar. “Não está na hora. Se você vende roupas e acha que seu consumidor precisa de sapatos, faça parcerias. Isso é a grande tendência do momento”.

voltar