Notícias


5 principais erros cometidos por empreendedores 4 1

Começar um negócio não é uma tarefa fácil, certo empreendedores? É preciso planejar, juntar uma reserva em dinheiro, definir seu mercado, estudar preços… E é justamente nesses momentos que os empreendedores cometem falhas que podem acabar com

Começar um negócio não é uma tarefa fácil, certo empreendedores? É preciso planejar, juntar uma reserva em dinheiro, definir seu mercado, estudar preços… E é justamente nesses momentos que os empreendedores cometem falhas que podem acabar com o sonho de ter sua própria empresa e não depender mais de patrão.

Para você se esquivar das armadilhas no caminho, listamos aqui os erros mais comuns e algumas dicas que poderão ajudar os empreendedores. Mas lembre-se: errar faz parte do caminho e deve ser encarado sempre como um aprendizado.

Não planejar

Quando se inicia um empreendimento, é de suma importância fazer um plano de negócios, pois é nele que serão definidas as principais diretrizes do empreendimento, como posicionamento de mercado, planejamento de marketing, cultura organizacional (missão, visão e valores), o público e as estratégias de preço, além de outros fatores.

Não se engane com o pensamento de que a empresa será pequena e não precisa de um plano de negócios. Empresas que não planejam dificilmente passam do segundo ano de funcionamento.

Iniciar um empreendimento sem recursos

Abrir um negócio sem uma reserva de dinheiro pode ser problemático e, muitas vezes, inviabilizar toda a empreitada. Hoje já existem linhas de crédito direcionadas a novos empreendedores com taxas de juros baixas, contudo, deve-se levar em conta que esse crédito deverá ser quitado e que a empresa deverá ter um faturamento mínimo maior para manter o seu funcionamento.

Montar ideias mirabolantes e não testar

O empreendedor tem uma ideia muito legal, porém de execução complicada ou que, para dar certo, depende de muitos fatores externos.

No mundo dos negócios não é recomendável apoiar-se apenas na sorte! Sempre empreenda com os pés no chão, tenha certeza do que fará e teste suas ideias até a exaustão. Além de evitar problemas futuros, esse processo permite aos empreendedores um profundo conhecimento sobre seu produto e sua empresa, facilitando a caminhada rumo ao sucesso.

Não compreender a importância do fluxo de caixa

Infelizmente, os empreendedores não podem ficar com todo o lucro que a empresa produz. O dinheiro deverá ser administrado de forma consciente, tendo em mente que o lucro da empresa não é o salário do empreendedor. A definição de um pró-labore, destinação de verba para marketing e uma cota para reinvestir na empresa são alguns pontos que o empreendedor deve observar para um fluxo de caixa sadio.

Nunca deixe sair mais dinheiro do que entra. A utilização de softwares para controle do fluxo de caixa é uma ótima opção para auxiliar na gestão da sua empresa.

Ignorar a concorrência

Para todo e qualquer empreendimento haverá concorrência, e ignorá-la é um erro que pode custar caro ao empreendedor. Para ter sucesso, você deve acompanhar seus concorrentes de perto, observando o que eles fazem de melhor e buscando trazer essas práticas para dentro do seu negócio. Esse processo é conhecido como benchmarking e é utilizado amplamente por empresas do mundo todo, apresentando excelente efetividade na melhoria dos resultados.

voltar