Notícias


Saiba as diferenças entre um empreendedor e um empresário de sucesso

De acordo com André Rocha, CEO da Agroshop, não adianta querer abraçar o mundo - definir prioridades é fundamental

Qualquer pessoa pode ser um empresário, basta uma ideia na cabeça e iniciativa para empreender. Porém, não é uma tarefa fácil, aqui no Brasil devido a alta carga tributária muitas empresas fecham antes de completar 2 anos.

Uma ideia só não basta, tem que ter um planejamento e um modelo de negócios viáveis. André Rocha, atualmente CEO da Agroshop, lidera o mercado de ferramentas para o agronegócio há anos. Recentemente incorporou um concorrente em seu portfólio, e está prestes a expandir a sua empresa com uma sede nos Estados Unidos.

Confira algumas dicas, que segundo André Rocha, fazem a diferença entre ser um empreendedor de um empresário de sucesso.

1 - Educação
Se pretende se tornar um empresário, pense em sua educação. Ele pode te trazer teorias boas de pessoas que já chegaram no topo. Áreas como gestão, administração e marketing são uma boa opção.

2 - Arranje um Mentor
Nem sempre uma escola ou faculdade são suficientes. Arranje alguém que te mostre na prática o caminho para o sucesso. Ele lhe dará palpites e conselhos que podem ser de grande valia.

3 - Defina suas prioridades e otimize o seu tempo
Não adianta querer abraçar o mundo. Defina as suas prioridades, não centralize tudo em você, e ache funcionários compatíveis com as vagas. Isso lhe trará tempo para você fazer o que sabe de melhor.

4 - Assuma sempre a responsabilidade
E mostre que além do problema, você também tem a solução.

5 - Não faça tudo sozinho
Contrate funcionários e conte com parceiros especializados no que você precisa. Em certas situações eles saberão melhor do que você o que tem que ser feito.

6 - Siga os seus sonhos
Não desista por que algo deu errado, aprenda com eles, e tente fazer melhor da próxima vez. Ninguém falou que seria fácil.

7 - Sempre ouça
Independente de quem for falar sempre ouça. Se você julgar que aquilo não faz parte da missão e visão da empresa apenas ignore. Guarde os bons conselhos.

8 - Planeje o futuro
Nem sempre a empresa vai caminhar do jeito que você imagina e isso pode trazer rumos diferentes. Fique preparado e tenha sempre um lado B para você conseguir enfrentar as dificuldades. Imaginar como sua empresa vai estar daqui a 5 anos é essencial.

Ainda segundo André Rocha, quem quer ser empresário tem que sair da zona de conforto. “Você pode não ter patrões, mas vai ter clientes tão exigentes quanto. Prepare-se, pois são eles que vão ajudar a você pagar as suas contas”, completa.

Para conhecer um pouco do trabalho de André Rocha, confira o canal da Agroshop TV no YouTube e acompanhe as novidades da empresa pelas redes sociais .

voltar