Notícias


Como saber quanto tempo um negócio leva para dar lucro?

Como calcular o prazo de retorno do investimento?

O investidor de qualquer negócio tem sempre em mente duas variáveis importantes na hora de investir: qual o tempo razoável para deixar um determinado montante investido; e qual é o retorno dessa aplicação. Projetos de longo prazo podem sofrer influências externas como inflação, taxa cambial, riscos governamentais, econômicos, sociais, e por este motivo apresentam as incertezas de mercado.

Um método para analisar o resultado do tempo necessário para que o lucrocompense o projeto, é o Payback. Ele nos traz em dias, meses ou anos o período que o investidor irá esperar para reaver seu capital. Essa metodologia é utilizada por grandes e pequenas empresas, que desejam medir o retorno de determinado investimento.

Por meio desta análise também é possível considerar o risco do plano, ao avaliar as despesas, os investimentos envolvidos e as prováveis receitas que serão necessárias para cobrir os desembolsos. A ferramenta que dá suporte ao Payback é o fluxo de caixa, que informará qual é o período de recuperação do investimento.

Existem outros métodos de avaliação do retorno de investimento, como o VPL (Valor Presente Líquido) e a TIR (Taxa Interna de Retorno), mas estes normalmente estão relacionados às taxas de remuneração ou desconto envolvidas e nos dão resultado em valores. No caso do Payback, obtemos o resultado em período de tempo; mesmo usando a taxa de desconto, além de ter a sua versão mais simples que não leva em consideração a taxa de juros, de inflação ou do custo de oportunidade do projeto em análise.

voltar