Notícias


Trabalhar em pé é nova tendência nas empresas

As horas que as pessoas passam sentadas nos escritórios durante o dia podem ser prejudiciais à saúde: um estudo publicado pela revista científica American Journal of Preventive Medicine, que acompanhou os hábitos de 12 mil pessoas economicamente ativ

As horas que as pessoas passam sentadas nos escritórios durante o dia podem ser prejudiciais à saúde: um estudo publicado pela revista científica American Journal of Preventive Medicine, que acompanhou os hábitos de 12 mil pessoas economicamente ativas durante 12 anos, concluiu que quem fica muito tempo sentado é 30% mais suscetível a desenvolver doenças ligadas ao sedentarismo, como complicações cardiovasculares e até trombose.

O diretor de um dos centros da Iniciativa de Soluções para a Obesidade da Universidade do Estado do Arizona e inventor da mesa móvel, Dr. James Levine, tem estudado esse tema há anos e resumiu suas conclusões em uma frase: “Permanecer sentado é mais perigoso do que fumar, mata mais gente do que o HIV e pode ser mais fatal do que pular de paraquedas”. De acordo com a pesquisa de Levine, o tempo que as pessoas permanecem sentadas pode até causar alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2. Ficar sentado por períodos mais curtos diariamente pode reverter esse quadro.

Por isso, é cada vez maior o número de empresas que estimulam o colaborador a buscar novas posturas durante a jornada de trabalho, seguindo uma recomendação do Departamento de Saúde Pública da Inglaterra de que o ideal é trabalhar em pé pelo menos duas horas por dia para diminuir os impactos negativos na saúde.

Para adaptar o local de trabalho a essa nova realidade, as empresas buscam soluções inovadoras como a “Series 5”, mesa regulável em altura criada pela Steelcase, empresa líder em mobiliário corporativo no mundo, que permite ao funcionário mudar a altura da sua estação de trabalho dependendo da atividade que quer realizar.

Um dos exemplos mais recentes no Brasil é o PayPal, líder mundial em pagamentos digitais móveis. A companhia remodelou seu escritório em São Paulo de acordo com a orientação da Steelcase a fim de aumentar o bem-estar dos funcionários. Para isso, instalou 44 “Series 5”, que permitem às pessoas regular a altura em que preferem trabalhar. “Investir no bem-estar dos funcionários é parte do compromisso do PayPal. Procuramos sempre buscar soluções que aliem tecnologia, praticidade, comodidade e inovação para melhorar o dia a dia de cada funcionário”, comenta Valéria Porto, diretora de Recursos Humanos do PayPal para América Latina.

No Brasil, a ação ainda é tímida, mas na Escandinávia, por exemplo, 90% dos escritórios já adotam a mesa regulável. Ao lado dessa mudança, a Steelcase propôs também que o PayPal transformasse todo o ambiente do escritório, instalando mini estações de trabalho, espaços privativos e outros espaços colaborativos.

“A Steelcase acredita que ambientes que promovem o bem estar aumentam a produtividade e, consequentemente, alavancam a entrega de resultados das companhias. O setor de tecnologia entendeu essa dinâmica e usa seus escritórios como ferramenta para conquistar profissionais especializados”, explica Flavio Batel, diretor da Steelcase no Brasil. “Hoje, esses escritórios servem de modelo para diversas empresas que estão preocupadas com produtividade e saúde dos colaboradores”, completa.

voltar